22 de novembro de 2024

No primeiro fim de semana de Novembro, o Cineteatro São Luiz realiza uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Cultura, que ocorre no mês da Consciência Negra e é celebrada no dia 20. Um mês em que a cultura brasileira e a luta antirracista se encontram, manifestadas nas mais variadas expressões e linguagens artísticas, pela promoção e reivindicação de direitos.
Com curadoria e propostas recebidas pelo Cineteatro, vale destacar a “importância da arte e da cultura negras, tanto do Ceará como do Brasil, na programação cotidiana do equipamento, mais ainda durante o mês em que as lutas da população negra se evidenciam”, ressalta José Alves Netto, diretor do Cineteatro São Luiz.
Na sexta-feira (3), o Cineteatro recebe o espetáculo “Desterro”, do grupo Nóis de Teatro, reconhecido por sua atuação com teatro de rua há mais de 20 anos e originário da periferia de Fortaleza. No sábado (4), tem apresentação de dança com a Experimentus Cia de Dança, “TEARJERKER”. Ambos os espetáculos têm entrada gratuita, iniciam às 19h e acontecem sobre o palco, com público de no máximo 70 pessoas.
Próximo domingo (5), o ator, performer, músico, compositor e letrista Mateus Fazeno Rock traz o show “Jesus Ñ Voltará” ao palco do Cineteatro, com participação especial de Jup do Bairro e lançamento de clipe da faixa-título do álbum homônimo. No dia 19, outro domingo, também é de show musical com uma das maiores intérpretes nacionais da música afrobrasileira, a cantora e atriz baiana Virgínia Rodrigues, que traz o espetáculo “Poesia e Nobreza”. Ambos os shows são às 18h, com ingressos à venda no Sympla e na bilheteria física do equipamento.
Em parceria com o Sesc Ceará e Unilab, a faixa de programação Curta São Luiz recebe duas apresentações de estudantes da UNILAB, sobre a cultura negra: “Cadernos Negros – A Poesia Afro-brasileira em destaque” – Geyse Anne e “Performances Poéticas” – Firkidja Di No Kampada.
De 14 a 21, o Cineteatro recebe a Mostra itinerante “A Cinemateca é Brasileira” em Fortaleza, em parceria com o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Dia 20, segunda, a programação de filmes está inteiramente voltada para o tema da negritude, com exibição dos filmes “Cinco vezes favela”, “Cidade de Deus” e “Marte Um”. A entrada de toda a mostra é gratuita.
Confira a programação completa em https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/.