20 de setembro de 2024

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), irá promover, no dia 6 de setembro, às 15h, no auditório Izaíra Silvino, a palestra “O mosaico nordestino do Cariri na obra de Antonio Madureira: pesquisa – ação e música armorial brasileira”, com o historiador, músico e pesquisador Francisco Andrade (SP). A atividade é gratuita e aberta ao público.

A palestra propõe apresentar a trajetória de pesquisa-ação Armorial do compositor Antonio Madureira no contexto do movimento Armorial dos anos 1970, com foco na região do Cariri cearense, sobretudo em Crato e Juazeiro do Norte, cidades onde o compositor estabeleceu uma relação de pesquisa como parte da produção musical do disco Instrumentos Populares do Nordeste (1976).

Na ocasião, também será feito o lançamento do livro “Antonio Madureira Armorial: Histórias e Partituras. Volume 1 Quinteto Armorial Do romance ao galope nordestino”. Em três livros com partituras, a série Antonio Madureira Armorial – Histórias e Partituras retoma a enorme contribuição do compositor à música e à cultura brasileiras. Na coleção, partituras de quarenta peças compostas por Madureira para os grupos Quinteto Armorial e Quarteto Romançal ressurgem em versões revistas pelo próprio compositor, e acompanhadas por textos que contextualizam seu trajeto e iluminam sua influência. A obra tem texto e pesquisa do historiador e músico Francisco Andrade.

Após a palestra, haverá uma apresentação da Camerata de Violões Ágio Moreira, grupo formado por professores e estudantes da Vila da Música. O grupo é pioneiro na região do Cariri cearense na arte de popularizar o instrumento em suas sutilezas, ao passo em que desenvolve uma singularidade interpretativa na execução de solos, trios, quartetos e sextetos para violões. Em seu repertório, passeia entre o erudito, a música popular brasileira, o cancioneiro popular, a música armorial e a música regional caririense.

Sobre Francisco Andrade

Francisco Andrade é historiador, músico, violeiro, compositor, violonista, produtor musical, professor e pesquisador. Doutorando em Música pela Universidade Federal da Paraíba, com o projeto de pesquisa “Mosaico Nordestino: a música instrumental brasileira de Antonio Madureira”. É colaborador do Núcleo de Pesquisas e Estudos Ariano Suassuna (NUPAS) e do Núcleo de Viola Nordestina, ambos da UFPB. Com a pesquisa “Quinteto Armorial: Timbre, Heráldica e Música” foi um dos autores contemplados no I Prêmio Marcus Pereira de Pesquisa em Música Popular Brasileira. É mestre em Filosofia (Culturas e Identidades Brasileiras) pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

A Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) instalado no interior e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). É fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

SERVIÇO
Palestra “O mosaico nordestino do Cariri na obra de Antonio Madureira: pesquisa – ação e música armorial brasileira”, com Francisco Andrade
Data: 6 de setembro
Horário: 15h
Local: Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira (Av. José Horácio Pequeno, 1366, Belmonte, Crato – CE)