COLUNA HORA DA HISTÓRIA
POR LUCAS VALDERDE
Jornal Leia Sempre Brasil
Edição nº 159 – 07.04.2023
Um pouco da história do jornal O REBATE
O Rebate foi um jornal semanal, fundado pelo padre Joaquim Alencar Peixoto (redator-chefe), em 18 de julho de 1909. Sendo considerado o jornal oficial do povoado de Joazeiro do Cariry (como era grafado em suas edições, embora fosse ainda mais comum a grafia Joaseiro do Cariry), foi o principal meio de divulgação das ideias emancipacionistas.
Em busca de realizar seu objetivo primordial (a emancipação do Joazeiro do Cariry), O Rebate travou uma guerra editorial contra o ‘‘Correio do Cariry’’ (jornal da sede do Município do Crato), a tal ponto que umas das condições impostas pelo governo do Crato, para o reconhecimento da emancipação do distrito, foi o fim dos ataques realizados (publicações) entre os seus periódicos.
O Rebate teve uma curta duração, e seu último número foi impresso em 3 de setembro de 1911. Entretanto, nos 777 dias de existência, gerou um rico acervo sobre a política, sociedade, cultura e peculiaridades de Juazeiro do Norte, como também de povoados, vilas e cidades vizinhas, pela contribuição de diversos correspondentes, como o diretor do Colégio Cratense e primo de Padre Cícero, o senhor José Joaquim Telles Marrocos.
Todos os números d’’O Rebate’’ estão disponíveis no site: memoria.bn.br