A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta segunda-feira (3), o Centro de Educação para Jovens e Adultos Gilberto Pereira da Cunha. O município é pioneiro na implantação do CEJA Municipal, destinado às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade adequada, oportunizando ingressar nos cursos regulares dos ensinos fundamental I e II.
Durante a inauguração a gestão fez uma homenagem ao comerciante Gilberto Pereira da Cunha, que nomeia a unidade, representado pela sua família que se fez presente, assim como o prefeito, Zé Ailton Brasil; o vice-prefeito, André Barreto; secretários; servidores; professores; alunos; os vereadores Fernando Brasil, Dr Dudé, Thiago Esmeraldo e a vereadora Lourdes de Carlim.
A secretária de Educação, Germana Brito, ressaltou que o acesso à educação é um direito fundamental e o CEJA tem um significado extremamente importante para a sociedade, especialmente para aquelas pessoas que não tiveram acesso à escola ou pararam de estudar. “Esse foi um projeto muito sonhado e desejado pela gestão, que tem o propósito de contribuir com o resgate da educação de tantos jovens e adultos do município. Alfabetizar pessoas nessas faixas etárias reproduz a universalização do direito à educação”, disse Germana.
Em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância da educação e os avanços dos índices na melhoria para o município. “O projeto de educação de qualidade sempre foi uma prioridade desde o início do nosso mandato. Agradeço a toda a equipe da secretaria de Educação e também aos educadores que cumprem a missão de erradicar o analfabetismo e oferecer oportunidades a esses jovens e adultos que, muitas vezes, não teriam. Demos um grande passo não somente sob o ponto de vista educacional, mas também sob o ponto de vista humano, de acreditar na capacidade que o ser humano tem dentro de si de sempre melhorar. Nossa meta agora é construir a sede própria do centro de educação do município”, afirmou o prefeito.
As matrículas para o CEJA podem ser feitas presencialmente de segunda a sexta-feira, na sede da unidade, localizada na Praça Cristo Rei, na rua Bárbara de Alencar, 547, Centro. Para o início das atividades o centro já consta com cerva de 400 inscritos e continua com as matrículas abertas.