23 de novembro de 2024

O Partido dos Trabalhadores faz 43 anos de sua fundação neste 10 de fevereiro e muitos foram os momentos da política brasileira que personagens petistas e o próprio PT aparecem com destaque. Acompanhem alguns desses momentos.

10.02.1980 – Partido dos Trabalhadores é fundado
O PT surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. [Foto: Juca Martins / Olharimagem / Acervo CSBH-FPA]

Primeiro prefeito petista
O então ferramenteiro Gilson Menezes se tornou o primeiro prefeito eleito pelo PT, em Diadema, cidade da Grande São Paulo

25.01.1984 – Movimento Diretas já!
Defensor do socialismo democrático, o PT foi fundamental na mobilização social conhecida como Diretas Já, que reivindicou eleições presidenciais diretas no Brasil. Lula, Tancredo Neves, Leonel Brizola e Miguel Arraes foram alguns dos protagonistas do movimento.

02.09.1988 – Assembleia Nacional Constituinte
A experiência de luta por reivindicações sociais do PT foram o ponto de partida para muitas propostas levadas à Constituinte de 1988, que culminou na aprovação da atual constituição brasileira. A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas.

Eduardo Suplicy no Senado
Toma posse o primeiro senador petista: Eduardo Matarazzo Suplicy, que completaria 24 anos de mandato consecutivos.

01.01.2003 – Lula toma posse como presidente do Brasil
Primeiro presidente eleito pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a combinação entre crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social, com distribuição de renda, ampliação do emprego, redução da pobreza e promoção da soberania nacional.
01.01.2011 – Dilma torna-se a primeira mulher presidenta
Com a eleição de Dilma, tem início um novo período político marcado pela superação do neoliberalismo e pela possibilidade de consolidação de um novo projeto para o Brasil, com o aprofundamento das mudanças iniciadas no governo Lula.

Fonte: site do PT