10 de novembro de 2024

Economia criativa é uma saída para as comunidades
Com abertura confirmada para esta sexta-feira, 3, o município do Crato sedia o Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa. O evento vai se dar no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti e vai reunir autoridades, produtores da agricultura familiar e economia criativa, gestores, agricultores e entidades parceiras em um evento para debater e formar pessoas nesse setor produtivo.

Após um período em que a agricultura familiar foi quase dizimada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) esse segmento importante da economia brasileira volta a se destacar e ser prioridade nas políticas públicas do novo governo agora conduzido pelo presidente Lula (PT)

No Ceará, nas últimas gestões a agricultura familiar não perdeu espaço, mas no âmbito federal esse segmento foi deixado de lado, retirado das prioridades e com um orçamento quase zerado.

Agora, a agricultura familiar e a economia criativa serão palco de um circuito de feiras na cidade do Cariri (Cariri). O evento pretende, além de ser um espaço de exposição focar no debate e na formação de pessoas que possam conduzir bem seus negócios.

A economia criativa, ao mesmo tempo, vem ganhando espaço e esse tema vai estar em oficinas que serão realizadas durante os três dias do circuito de feiras.

Segundo Vanda Rozendo, presidente da ONG Flor de Pequi que realiza o circuito de feiras em parceria com a Prefeitura do Crato, Governo do Estado do Ceará e outras instituições, o evento tem como objetivo unir as pessoas que produzem, apresentar produtos da economia criativa e debater esse setor com o intuito de incrementar a agricultura familiar no Crato e no Cariri.

Vanda Rozendo lembra que mais de 12 cidades irão enviar delegações para o circuito de feiras e mais de 50 expositores estarão no parque durante os dias do evento.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Givaldo Gonçalves, a agricultura familiar é estratégica para a nossa, pois desse setor sai a comida que nos alimenta. Ele aponta ainda que a agricultura familiar vem tendo destaque no Crato devido às ações do prefeito José Ailton Brasil e toda a equipe da DAS cratense.

Para Givaldo, a economia criativa é importante e precisa ser estimulada, como forma de aumentar a renda das pessoas.

A abertura do circuito de feiras se dá nesta sexta-feira, 3, a partir das 9 horas com apresentações culturais. Acontecerá ainda a liberação de projetos apoiados pelos governos municipal, estadual e federal. Ainda no primeiro dia tem início oficinas temáticas nos stands das instituições expositoras. No período da noite tem atração cultural com Rafael Belo Xote e Jeff Pegador. O circuito de feiras segue até domingo, dia 3.