Conversamos com Edvânia Ferreira, enfermeira do Hemoce em Juazeiro do Norte sobre a importância desta campanha de doação de sangue. Ela destacou a importância das doações e a participação da sociedade nessa campanha. Edvânia é enfermeira e coordenadora do Setor de Captação de Doadores do Hemoce Juazeiro do Norte.
Edvânia, como está o estoque de sangue no Hemoce Juazeiro?
Graças a solidariedade de muitas pessoas estamos conseguindo manter o estoque de sangue adequado para atender nossa demanda do Cariri, que é para atender 30 cidades da região e quase 50 serviços de saúde, isso significa que todos os pacientes que precisam transfusão sanguínea são todos atendidos pelo Hemoce.
É por conta do baixo estoque que vocês estão fazendo essa campanha?
Diversas ações são desenvolvidas e realizadas, durante todo o ano para que as pessoas venham ao Hemoce para doar sangue; entre elas campanhas de coletas externas onde montamos um posto de coleta fora do Hemoce, promovendo assim acessibilidade a doação de sangue. Temos a Caravana da Solidariedade, que é uma ação onde disponibilizamos uma Van para transportar um grupo de pessoas um determinado local até o Hemoce. Quando terminar as doações deixamos no local de origem.
É importante a participação dos doadores e novos doadores nessa campanha?
Sim é importante a participação de todos. Até aqueles que não podem doar pode participar. Convidamos doadores através de e-mails, ligações telefônicas para que retornem para fazer sua próxima doação. Mobilizamos a sociedade através da imprensa e redes sociais. Estamos sempre convidando a população para que seja parceira multiplicando a importância e necessidade da doação de sangue e convidando outra pessoa para fazer o mesmo.
Qual mês do ano que tem menos estoque de sangue e quais motivos esse estoque fica baixo?
Precisamos de doadores de sangue todos os dias, mas existem períodos onde o número de doadores diminui bastante como Carnaval, Semana Santa, festas de final de ano e férias.
SAIBA MAIS SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Explicando: doar sangue é importante?
A resposta para essa pergunta é muito clara: obviamente que é muito importante que as pessoas que possam sejam doadoras de sangue.
Possam ir aos hemocentros espalhados em todo o Brasil e façam suas doações.
Assim o estoque de sangue fica sendo suficiente para tender as demandas já que a rede de saúde hospitalar precisa constantemente utilizar esse sangue doado em transfusões e outras intervenções cirúrgicas.
Portanto, doar sangue significa, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo salvar vidas e muitas vidas são salvas com esse trabalho do Hemoce.
Apenas para ilustrar e lembrar que no Brasil a taxa de doadores de sangue é baixa e chega a menos de dois por cento da população. O correto seria o Brasil ter de 3 a 5 por cento de sua população doando sangue e salvando mais vidas ainda.
O Hemoce Juazeiro funciona de segunda-feira a sexta-feira de 8h às 17h. Aos sábados de 12h às 17h.