24 de novembro de 2024
SINDURCA realiza I Seminário de Autonomia e Democracia na URCA

Evento acontece nos dias 23 e 24 de maio, no campus Pimenta, em Crato

O Sindicato dos e das Docentes da Universidade Regional do Cariri (SINDURCA) realiza o “I Seminário Autonomia e Democracia na URCA”, nos dias 23 e 24 de maio. A ação será sediada com mesas redondas e assembleia docente na URCA Campus Pimenta, além da realização de audiências públicas nas Câmaras Municipais de Juazeiro do Norte e Crato.

A temática “Condições da Universidade Regional do Cariri e autonomia universitária das universidades estaduais do Ceará” foi abordada em audiência pública nesta quinta-feira, 23, em Juazeiro do Norte e Crato. O momento conta com a presença do Deputado Estadual Guilherme Sampaio (PT), e representações dos gabinetes dos deputados Renato Roseno (PSOL) e Larissa Gaspar (PT).

As representações políticas, ao lado de professores e alunos da URCA, acompanharão as visitas aos campi Crajubar, Direito, Artes Visuais e Pimenta, onde questões de infraestrutura e permanência estudantil serão analisadas. Ainda no dia 23, às 18h30, acontece a primeira mesa redonda, com Silvia Monteiro (presidenta do SINDIUVA), Nilson Cardoso (presidente do SINDUECE) e Djamiro Acipreste (comando de greve da URCA), no Salão de Atos do campus Pimenta.

Na sexta-feira, 24, também no Salão de Atos, acontece de 8h às 10h, a mesa redonda “Financiamento das Universidades Estaduais”, composta pelo professores Anderson Rodrigues (Departamento de Ciências Econômicas – URCA), Jorge Hemicles (Departamento de Direito – URCA) e Egberto Melo (Departamento de História – URCA), com debates sobre os índices e valores de investimentos na URCA e seus impactos no Ensino, Pesquisa e Extensão. Já das 10h às 12h, acontece a mesa “Política de Permanência Estudantil nas Universidades”, com representações dos movimentos estudantis da URCA, UECE, UVA e IFes.

Ainda no dia 24, no Salão de Atos, o tema abordado será “Condições de Funcionamento da URCA”, com coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação. O encerramento ocorre com a assembleia docente, às 18h, que avaliará a Reitoria e o Estado quanto às pautas institucionais, além da continuidade do quadro de greve nas universidades estaduais do Vale do Acaraú IUVA) e Ceará (UECE).