25 de junho de 2026
Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após reunião com Lula e prioriza defesa

O senador Jaques Wagner. | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (24) sua saída do cargo de líder do governo no Senado, após uma reunião de cerca de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em mensagem nas redes sociais, disse que irá provar sua inocência e dedicar-se à reeleição.

“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado. Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil.”

A saída do senador aconteceu dias após Wagner ser alvo da 9ª fase da Compliance Zero, que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. Endereços ligados ao senador em Salvador (BA) e Brasília foram alvos de mandados de busca e apreensão na quinta-feira (18).

Segundo a investigação, o senador é próximo do banqueiro Augusto Lima, o Guga Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro e proprietário do Banco Pleno, que também foi liquidado pelo Banco Central (BC) e tem ligações com o Master. Foram encontrados R$ 471 mil em dólares e euros no quarto do hotel onde Wagner estava hospedado em Brasília.

Para a Bandnews, Wagner disse que o dinheiro era de diárias do Senado. Em relação a Guga Lima, o senador disse que pediu ao banqueiro que comprasse o apartamento para, depois, recomprar o imóvel, que seria para sua filha, mas que não houve a transferência do imóvel para ele.

Com informações do Brasil de Fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *