
Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, vai participar do evento (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
O Ceará vai receber, na terça-feira (23), evento do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, para discutir feminicídio. Com o tema “Brasil Feminicídio Zero: Meninas e Mulheres Vivas, Saudáveis e Respeitadas”, o momento será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), por meio do Conselho da Federação; o Ministério das Mulheres; e a Associação Brasileira de Municípios (ABM) participam do evento.
A previsão é de que a mesa de abertura, às 8h30, conte com a participação do governador Elmano de Freitas (PT), do secretário especial de Assuntos Federativos da SRI, Ilário Marques (PT), da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, da secretária executiva do Conselhão, Raimunda Monteiro, e do presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB).
Segundo a SRI, realizadora do evento, a iniciativa vai reunir representantes da União, dos estados, dos municípios e da sociedade civil para dialogar sobre as causas que levaram “ao aumento significativo de casos”.
O objetivo, conforme a pasta, é “criar espaços de escuta e participação federativa que permitam o avanço do debate e fortalecer a articulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas”.
O evento, de acordo com o Governo Federal, é parte dos esforços do Executivo para fortalecer o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, compromisso interinstitucional assinado pelos Três Poderes em fevereiro deste ano, e o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, criado para articular ações entre a União, os estados e os municípios.
Confira a programação:
- 08h30 às 10h15: Mesa de Abertura;
- 10h30 às 12h30: Oficinas de escuta – duas oficinas de facilitação concomitantes dedicadas a ouvir o público presente na identificação dos gargalos e na proposição de soluções no enfrentamento ao feminicídio;
- 12h30 às 14h: Almoço;
- 14h00 às 16h00: Painel 1: Prevenção, Proteção e Cuidado;
- 16h00 às 16h30: Coffee Break;
- 16h30 às 18h30: Painel 2: Responsabilização e Reparação.
Com informações do OpiniãoCE