3 de abril de 2025
Educadores participam de Encontro de Polos em Madalena (CE)

Foto: Reprodução

Nos dias 22 e 23 de novembro aconteceu o II encontro de polos na Escola de Ensino Médio e Profissional do Campo – João dos Santos de Oliveira (João Sem Terra), localizada no Assentamento 25 de Maio em Madalena no Ceará. O evento ocorre duas vezes ao ano, revezando entre as escolas do campo: João dos Santos de Oliveira e Florestan Fernandes. Os respectivos encontros são realizados pelo Setor de Educação do MST, com a participação das duas escolas, dos representantes da Brigada Edilson Monteiro e dos professores convidados de universidades parceiras. Dos palestrantes convidados, esteve presente a professora Clarice Zientarski, da UFC, que abordou no encontro, a análise de conjuntura; já o formador Paulo Roberto (UFMA), apresentou o estudo e qualificação das Ementas dos Componentes Integradores e no momento também teve a presença das bolsistas Iristhélia Carvalho e Ana Dinara, ambas abordaram um dos temas importantíssimos dentro deste II encontro de polos.

A Professora Iitala Almeida, educadora da Escola de Ensino Médio e Profissional do Campo – João dos Santos de Oliveira, relatou ao Jornal Leia Sempre Brasil que:

– “o debate é uma troca de experiências sobre a organização do ensino a partir do sistema do complexo de estudo”.

Ela continua reafirmando que:

– “o Sistema de complexos de estudo é uma proposta da educação do campo, na qual visa fortalecer a integração interdisciplinar do trabalho pedagógico entre os diferentes componentes curriculares da formação básica e profissional, visando uma interdisciplinaridade de forma significativa entre os conteúdos da base comum com os componentes integradores: Projeto, Estudo e Pesquisa ‐ PEP; Práticas Sociais Comunitárias – PSC e Organizações e Técnicas de Trabalho Produtivo – OTTP”.

Para a Profa. Clarice Zientarski: professora do Departamento de Fundamentos da Educação da UFC e coordenadora do PARFOR EQUIDADE, afirmou que: – “os Encontros de Polos das escolas de ensino médio do campo do Ceará, são extremamente importantes para a formação dos educadores e educadoras do campo, sendo reverberado no processo educativo dos educandos e educandas. Esses encontros contribuem com o planejamento pedagógico, integralização curricular e organização do trabalho pedagógico a partir das discussões, palestras e debates que acontecem durante os eventos. Ainda permite instrumentalizar a gestão das escolas, fornecer subsídios (aos educadores) no sentido de integrar as escolas aos processos produtivos e sociais do espaço em que a escola está inserida.

Ao ser questionada a respeito da análise de conjuntura, ela destacou que: – “é importante compreender a conjuntura e a estrutura política, econômica, social e educacional, em nível nacional e internacional, tendo em vista que a escola não está apartada, pelo contrário ela está inserida na sociedade, tendo compromisso com o processo de transformação da realidade que está posta. Nesse sentido, é necessário problematizar a realidade, discutir concepções de mundo, concepções teóricas e avançar em uma teoria contra hegemônica, compreendendo que um outro mundo é possível e nós educadores temos uma tarefa histórica”.

O professor Paulo Roberto (UFMA), que também proferiu palestra no encontro de polos, finalizou dizendo que: – “os encontros de polos são atividades de formação continuada de educadores que, semestralmente, reúnem duas ou mais escolas de ensino médio do campo, que constituem um polo, com ênfase nas necessidades para a qualificação na implementação do projeto político pedagógico ou referentes a desafios do cotidiano, apontados pelas escolas. Portanto, é uma formação que parte sempre de necessidades concretas. Realizados no próprio espaço das escolas em sistema de rodízio, têm a troca de experiências e o intercâmbio como estratégias potentes. Sua importância reside ainda em dar continuidade ao processo de formação e orientação pedagógica que abre um ciclo por ocasião da semana pedagógica, no início do ano letivo, afirmando a dimensão intelectual do trabalho docente.

 


📰 Já está no ar a Edição 279 do Jornal Leia Sempre Brasil!

📅 Período: 29 de novembro a 5 de dezembro de 2024